Nossa História

Nas eleições presidenciais de 2022 várias pessoas se juntaram em grupos no X (Twitter) para debater propostas e divulgar ideias para outros grupos. Os perfis que faziam parte destes grupos compreendiam pessoas filiadas a partidos políticos, militantes e ativistas, mas a maioria era de pessoas apenas interessadas em debater a política nacional.

Quando a votação foi apurada e a opção majoritária do nosso grupo não se materializou como vencedora (Ciro Gomes), ocorreu uma considerável desmobilização - enquanto outros grupos permaneceram mobilizados: os grupos que polarizaram as eleições em torno de Lula e Bolsonaro.

A ausência de um espaço de debate um pouco mais neutro e focado no melhor interesse nacional fazia falta e alguns perfis começaram a abrir salas para criar estes espaços e continuar com as conversas.

O grupo foi formado oficialmente quando vários perfis que participavam destes Spaces foram reunidos em um grupo fechado, como forma de facilitar o convite para participar dos Spaces. A interação entre as pessoas neste grupo fechado foi exuberante e a partir disso começou um processo de aprimoramento organizacional.

Após algum tempo o grupo ganhou seu nome - BRASILEIRISTAS, uma manifestação para reafirmar o nosso foco no interesse nacional e a nossa rejeição aos rótulos comuns da política brasileira. Brasileiristas: foco no melhor interesse do Brasil. Como grupo, não somos esquerdistas, direitistas, não aceitamos quaisquer outros adjetivos limitadores. Cada individuo pode ter seu alinhamento, seu vínculos políticos ou sociais, mas dentro de limites mínimos de razoabilidade, estas não são consideradas tópicos de interesse do grupo, a ponto de criarmos o bordão: "as ideias estão sob escrutínio, não as pessoas".

Pouco tempo depois foi criado um outro grupo menor, formado pelos hosts regulares dos nossos Spaces. A ideia era construir um consenso sobre melhores práticas para facilitar o debate, e assim criar uma identidade para o grupo - sem abrir mão do acolhimento à diversidade. Além do consenso para facilitar o debate, este grupo pequeno também aprovava novos membros para o grande grupo e discutia próximos passos.

No momento da criação deste pequeno grupo, optou-se por não comunicar ao grande grupo sobre sua existência com o receio de surgirem ruídos, desconfianças, etc. Esta comunicação só foi feita alguns meses depois, quando este receio estava superado pelo relacionamento construído pela convivência e interação.

A primeira formação do grupo pequeno, ou grupo de hosts regulares, era Amoy, Dan, Marcelo, Ney e Radames. Em um dado momento Marcelo teve a iniciativa de convidar especialistas para serem entrevistados em nossos Spaces e isto constituiu dinâmicas diferentes: uma mantendo a proposta original de debate aberto, outra inovadora de entrevista de especialistas e pessoas de renome espaço para perguntas ao final. Em todos os casos, os hosts escolhiam os temas e - por óbvio - moderavam a sala.

No grande grupo, alguns componentes se mobilizaram para criar outras iniciativas que em princípio poderiam (ou seria esperado) serem capitaneadas no grupo de hosts, e a administração destes eventos somados a algumas divergências estratégicas que aconteciam entre os hosts acabaram por causar uma cisão no grupo Brasileiristas.

Três dos cinco integrantes do grupo de hosts saíram e criaram um novo grupo, que inicialmente deu um foco maior nas entrevistas. Na ocasião alguns dos integrantes deixaram o grupo Brasileiristas, outros optaram por participar de ambos os grupos, e ainda houve aqueles que não foram convidados para participarem do novo grupo.

No grupo de hosts entrou o Miguelito (apelido), após algum tempo entrou o Vinicius e o Prof. Morais também passou a abrir as salas regulares. Com os novos integrantes, o grupo de hosts regulares ficou desta forma (po ordem alfabética): Dan (apelido), Miguelito (codinome), Morais, Ney e Vini (apelido).

Mesmo com a cisão, o grupo Brasileiristas nunca deixou de promover os Spaces de debates e ser vibrante nos debates por chat no grupo fechado (alguns brincam que a TL do grupo é melhor que o feed do X (Twitter)!).

Como destaque deste primeiro ano de existência, celebramos os 35 anos de promulgação da Carta Constitucional promovendo a Semana da Constituição, onde tivemos Spaces todos os dias para explorarmos áreas consideradas mais importantes, como os Direitos Fundamentais e as Cláusulas Pétreas, além de debatermos os ataques que a nossa Constituição eventualmente recebe de alguns políticos, que acusam o Texto de estar desatualizado diante do cenário atual.

Nesta época decidimos também abrir nossos Spaces no X (Twitter) sempre às 21:00h, para debater temas atuais, conceitos políticos, sociais ou econômicos ou fatos relevante na política nacional/mundial.

No aspecto de facilitação e inspirados por situações que ocorreram nas nossas salas, criamos um conjunto de regras para comunicar o comportamento que se espera por parte dos oradores. Estas regras foram formatadas no quadro abaixo, que é usualmente publicado nos murais de nossas salas no X (Twitter).

Em 14 de fevereiro de 2024 passamos a utilizar um novo domínio para hospedar nosso site: brasileiristas.net.br. Esta decisão se deu em razão do proprietário do domínio anterior não estar participando das atividades do site, o que representava risco de ser responsabilizado pelo conteúdo publicado sem que tivesse participado da sua gestão.

Ainda em março de 2024 mais uma divisão aconteceu no pequeno grupo, devido à divergências sobre os caminhos a serem seguidos. Dos cinco hosts, um deixou o grupo Brasileiristas e outro permanece no grupo fechado mas deixou de participar do pequeno grupo - e de abrir salas em nome do grupo.

Deste evento derivou a separação da administração do grupo e do grupo de hosts, prevendo que em algum momento teremos novos hosts ingressando no time. A ideia é evitar disputas na direção do grupo, uma vez que a marca desta iniciativa é a colaboração. as decisões são tomadas em consenso - e as divergências são respeitadas para que se aprimore a solução, desde que haja uma interposição de motivo razoável para a não concordância.

A frequência de abertura de salas está, no momento da redação deste conteúdo (20/05/2024) entre uma e três a cada semana, o que consideramos suficiente para mantermos a presença na rede e a congregação das pessoas que apreciam esta forma de debate.

Em junho de 2024 reconstruímos o site e remodelamos o conceito de apresentação dos materiais dos spaces, colocando juntos a gravação dos spaces, o material de preparação, os vídeos e os artigos recomendados. Estes materiais antes estavam separados em diferentes paginas do site de acordo com o tipo (vídeo ou artigo) ou não estavam disponíveis.

A nossa videoteca fica para vídeos sem conexão com os spaces assim como a área dos artigos, ambas as páginas funcionando como material complementar.

Em junho de 2024 reconstruímos o site e remodelamos o conceito de apresentação dos materiais dos spaces, colocando juntos a gravação dos spaces, o material de preparação, os vídeos e os artigos recomendados. Estes materiais antes estavam separados em diferentes paginas do site de acordo com o tipo (vídeo ou artigo) ou não estavam disponíveis.

A página da nossa videoteca fica reservada para vídeos sugeridos porém sem conexão com os spaces, assim como a página de artigos. Ambas as páginas passam a funcionar como material complementar.

Siga os hosts regulares para visualizar as salas abertas no X (Twittter). Horários típicos de abertura de salas (sujeitos a variações):

@dan_nc (spaces às segundas-feiras 21:00h)

@Neymonte_2 / @dan_nc (spaces às quartas-feiras, 21:00h)

@dan_nc (spaces às quintas-feiras 21:00h)

Nossa Missão

Contribuir para melhorar nosso pais.

Criar e manter um espaço de debate com benefício mútuo, produzindo aprendizado e aprofundamento nos temas de interesse nacionais. Combater a polarização da sociedade e o culto à personalidade de políticos, celebridades e sub-celebridades. Denunciar as condições pata a ocorrência de malfeitos.

Nossa Visão

Ser agentes ativos de melhorias econômicas e sociais para o nosso país.

Queremos ser parte de um país que traga as melhores condições de vida para todos. Um povo que conte com um governo e instituições que respeitem integralmente a nossa Constituição, e que isso seja obtido a partir da construção de consensos sobre temas diversos. Nosso grupo quer ser parte do esforço de abrir espaços para exercitar a construção deste consenso, que em algum momento vai derivar em decisões, apoios, movimentos.

Hoje somos um grupo de debates, algum dia poderemos ser um movimento.

Os Hosts

Nossa fortaleza reside em um forte compromisso de colaboração. Diferente de outros grupos e associações, nos Brasileiristas buscamos o consenso e aceitamos o poder de veto de cada um, para decidir por novas ações e caminhos.

Dan

Fundador / Administrador / Site Content / Host

Ney

Administrador / Host